Será este o começo do fim do gigante Facebook?

Embora o Facebook seja a maior mídia social da atualidade nada impediu de ela perder quase 121 bilhões de seu valor em apenas um dia, como pode ser visto no link a seguir Facebook perde valor de mercado, sendo a queda um grande problema para a rede, fazendo o mundo abrir os olhos para o problema de privacidade e segurança de dados nas redes sociais.

Tal notícia pode ter surpreendido a muita gente, porém não foi uma grande surpresa a muitas pessoas que já esperavam que o Facebook fosse, aos poucos, perdendo espaço no mundo da web. A perda de aproximadamente 20% do valor total da empresa em apenas um dia representou a maior queda de valor de uma empresa na bolsa americana em apenas um dia da história. Os dados são impressionantes, porém, segundo especialistas, estava praticamente previsto.

O que desencadeou a queda de valor de mercado do gigante Facebook

Muitas pessoas ainda não entenderam a razão pela qual as ações do Facebook – dono de alguns outros importantes aplicativos e sites, como o queridinho dos brasileiros, o WhatsApp – despencaram de forma tão rápida. A explicação para isso é bem simples. A empresa está focada na privacidade dos usuários, assim, procura evitar escândalos como o recente em que milhões de pessoas tiveram os seus dados entregues a terceiros. Desta forma, a empresa luta para proteger os usuários enquanto empresas do mundo inteiro veem a ação como escrutínio.

A perda de valor se deu pois as pessoas estão com medo de utilizar a rede social com medo de ter os seus dados roubados. Assim, o fluxo de usuários na rede social diminuiu, o que deixou os investidores que anunciam no site, como empresas que possuem perfis na plataforma, dentre outros com perdas igualmente grandes. Quanto menor a segurança na plataforma, menor a chance de as pessoas confiarem em utilizar a plataforma, fazendo investidores perderem interesse em anunciar ou utilizar a plataforma.