A luta contra as fake news no Brasil

Muito se tem falado atualmente quanto às fake news no Brasil. Muitos podem nem sequer entender do que se trata fake news, assim vamos lhe definir de maneira bem simples. Fake news (do inglês, notícia falsa, em tradução livre), nada mais é do que uma notícia, imagem ou até mesmo vídeo falso. Muitas pessoas não verificam a veracidade de algo antes de compartilhá-la em suas redes sociais, ou até mesmo no ambiente de trabalho.

É fato de que a internet hoje em dia é um excelente meio de comunicação, porém a disseminação de mentiras é igualmente facilitada. Assim, milhares de pessoas, seja por pura ignorância ou total desinformação compartilham verdadeiro lixo eletrônico, que muitas vezes engana aqueles que não possuem discernimento quanto ao assunto. E é lógico que toda essa repentina preocupação está ligada à políticas e ao ano de eleição, sem dúvidas, como pode ser visto no link como identificar fake news,

A luta contra as fake news

Recentemente gigantes da web, como o Facebook, adotaram medidas que visam evitar a disseminação das fake news na web. As mídias sociais são o principal meio em que tais notícias falsas se espalham, por isso a sua luta nesses meios é essencial. Embora inúmeros perfis tenham sido deletados – principalmente aqueles com fake news ligadas à política – muitas pessoas rotulam a ação como um meio de censura, ou até mesmo de corte do direito de expressão individual, presente na constituição brasileira.

Como solucionar o problema de fake news

Muito se é falado quanto ao assunto, porém é difícil encontrar uma solução que não invada o direito de expressão e que não se parece com cerceamento de opiniões. Claro, vídeos e imagens são mais fácil de combater, porém enquanto os próprios usuários dessas mídias não fazer a sua parte e verificar as fontes de informações que compartilham, os esforços das autoridades serão em vão.